fundo parallax

A TOALHA: O bem mais importante!

25/05/2017

O Dia da Toalha surgiu em homenagem à Douglas Adams, o autor do “Guia do Mochileiro das Galáxias” e se tornou uma data comemorativa para os amantes da cultura pop.

Pra quem conhece e sabe o orgulho que é ser um mochileiro das galáxias não é preciso lembrar sobre o “Dia da Toalha”. Mas para aqueles que nunca leram ou ouviram falar, farei uma breve introdução ao que é o “Guia do Mochileiro das Galáxias” e depois explicarei sobre o Dia da Toalha”.

O “Guia do Mochileiro das Galáxias” é um livro que consegue juntar ficção científica, humor, viagem ao espaço, ETs (sim, Ets no espaço, parece muita coincidência né?) e muita criatividade. É considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, e é o primeiro titulo da série escrita por Douglas Adams.

A história começa no planeta terra, com o personagem principal tentando lutar pela sua casa que seria demolida para se construir um desvio. E de uma forma bem confusa, Arthur Dent (personagem principal) acaba perdendo não só a sua casa, mas o seu planeta também, mas consegue escapar com seu amigo Ford Prefect (que não é um humano, mas um ET, que estava na terra em uma pesquisa de campo) em uma nave chamada Vogon, a mesma que destruiu a terra.

Dentro da nave os dois passam por muitas aventuras, e até por uma suposta morte, mas por milagre, talvez, acabam parando em outra nave, chamada de Coração de Ouro, a qual foi roubada por um alienígena de duas cabeças e três braços, que por coincidência é presidente da galáxia e primo de Ford. A viagem se prossegue até Magrathea, onde Arthur descobre coisas sobre a terra, inclusive o “porquê” da terra.

No geral é um livro muito bom, dá para rir bastante com piadas sem sentido e inteligentes. Livro este composto por vários contos. Em 2005 foi lançado um filme baseado no livro, que recebeu o mesmo nome. Super recomendo os dois.

Agora vamos falar um pouco do “Dia da Toalha”, ou como também é conhecido como “Dia do Orgulho Nerd”, que se comemora no dia 25 de Maio. Este dia não passa de uma grande homenagem ao autor da série feita pelos fãs. Chama-se assim, pois um dos itens mais importantes para um viajante da galáxia seria uma toalha. Como é citado no livro, você pode usar a toalha como abrigo quando atravessar as luas frias de Beta de Jagla, ou também deitar-se sobre ela nas praias de areia marmórea de Santragino, ou ainda dormir cobrindo-se com ela sob as estrelas no mundo desértico de Kakrafoon. Mas o seu valor psicológico é o mais importante, pois se você tem uma toalha, automaticamente pode-se concluir que tem também uma série de outros objetos para sobrevivência.

Quando o autor do livro faleceu, seus fãs queriam homenageá-lo de alguma forma, e como Douglas Adams dedicou uma página inteira sobre a importância da toalha para os mochileiros da galáxia, decidiu-se por homenagear através desse tema. A data é lembrada pelos fãs, que na sua grande maioria carregam uma toalha durante todo o dia, seja na mochila, ou como uma capa ou turbante, o importante é estar com a toalha.

Confira nossos Posters inspirados em “Guia do Mochileiro das Galáxias, clique aqui.

Otávio Augusto
Otávio Augusto
Estudante. Amante dos heróis (sem essa de escolher entre Marvel e Dc, ambas são respeitáveis), games, música boa e amigos.